Conheça as atualizações da nova rotulagem nutricional e saiba como realizar as adaptações necessárias para estar em conformidade

Você provavelmente já ouviu falar sobre as mudanças e atualizações nos rótulos de alimentos, afinal, elas já estão em vigor e, nos supermercados, encontramos vários produtos com novas identificações. Essa iniciativa da Anvisa visa proporcionar aos consumidores o conhecimento do que estão consumindo, buscando, assim, a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos brasileiros.

 

 

O que é a rotulagem nutricional e qual a sua importância?

Os rótulos alimentares são cruciais para a comunicação entre produtos e consumidores, sendo regulados pela Anvisa para garantir a qualidade do produto. Informações essenciais, conforme as RDCs nº 360/2003 e nº 259/2002, incluem lista de ingredientes, origem, prazo de validade, conteúdo líquido, lote, instruções de preparo, informação nutricional, denominação de venda e dados do importador. 

A tabela nutricional, parte dessa informação obrigatória, detalha a composição dos alimentos, os nutrientes e a ingestão diária recomendada (IDR). A tabela abrange valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, saturadas, trans e sódio, incluindo a medida caseira. 

 

 

A rotulagem desempenha um papel crucial para produtos artesanais, assegurando a conformidade com as normativas da Anvisa, proporcionando segurança ao consumidor. Além disso, os rótulos desempenham um papel informativo, permitindo que os consumidores façam escolhas conscientes, compreendendo a composição nutricional e os potenciais alergênicos. Essa transparência na rotulagem não apenas atende aos requisitos regulatórios, mas também constrói a confiança do cliente, promovendo a credibilidade da marca e a fidelidade do consumidor.

Saiba mais em: https://ecofarmajr.com.br/blog/rotulagem-nutricional-em-produtos-artesanais-e-realmente-necessario/

 

Mas então, o que seriam essas modificações?

Foram realizadas modificações nas diretrizes relacionadas à legibilidade, conteúdo e formato da tabela de informação nutricional, bem como, nas condições de uso das alegações nutricionais. Uma inovação significativa também foi introduzida com a adoção da rotulagem nutricional frontal. 

Segundo as novas regras, bebidas e alimentos embalados devem apresentar um símbolo de lupa na parte frontal da embalagem, acompanhado do selo “ALTO EM”, indicando elevados teores de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio. 

 

Se o consumidor suspeitar de alguma não conformidade com as normas, ele tem a possibilidade de acionar as autoridades locais e a Anvisa, que encaminhará a denúncia às autoridades competentes. O descumprimento das normas sanitárias tem como consequências as penalidades previstas em lei, como multas, interdição, recolhimento e suspensão dos produtos. 

O prazo para a adequação da maioria dos produtos alimentícios embalados às novas regras de rotulagem encerrou em 9 de outubro de 2023, aplicando-se aos alimentos, já no mercado, na data de entrada em vigor da norma. Com a publicação da RDC 819/2023, produtos cujas embalagens foram adquiridas até 8 de outubro de 2023 podem continuar circulando sem as adaptações até 9 de outubro de 2024.

 

Como você pode se adequar?

Se você ainda não possui a rotulagem nutricional de seus produtos, convidamos você a conhecer a Ecofarma Jr. e os serviços que oferecemos. Estamos prontos para auxiliar no crescimento de sua empresa e no bem-estar de seus clientes. Nossa equipe está comprometida em fornecer soluções eficientes para atender as suas necessidades. Entre em contato conosco e descubra como podemos contribuir para o sucesso do seu negócio.

 

Referências

Rotulagem nutricional: definido prazo para uso de embalagens antigas. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/rotulagem-nutricional-definido-prazo-para-uso-de-embalagens-antigas. Acesso em: 29 fev. 2024.

Rotulagem nutricional : novas regras entram em vigor em 120 dias. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/rotulagem-nutricional-novas-regras-entram-em-vigor-em-120-dias. Acesso em: 29 fev. 2024.

Rotulagem nutricional: novas regras entram em vigor em 75 dias. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/rotulagem-nutricional-novas-regras-entram-em-vigor-em-75-dias. Acesso em: 29 fev. 2024.

Rotulagem nutricional: nova norma é aprovada pela Anvisa. Ecofarma Consultoria Júnior, 2021. Disponível em: https://ecofarmajr.com.br/blog/rotulagem-nutricional-nova-norma-e-aprovada-pela-anvisa/. Acesso em: 29 fev. 2024.

FREEPIK. Freepik – Free Graphic resources for everyone. Freepik. Disponível em: href=”https://www.freepik.com/free-photo/close-up-woman-looking-fruits_17806272.htm#fromView=search&page=1&position=3&uuid=6adedc09-b8dc-418a-859f-662db00c0686″>Image by freepik</a. Acesso em: 29 fev. 2024.

FREEPIK. Freepik – Free Graphic resources for everyone. Freepik. Disponível em: https://www.freepik.com/free-photo/young-woman-reading-label-milk_15750666.htm#fromView=search&page=1&position=23&uuid=8306ee18-3420-4c38-a7e1-8cdd2fb47ac7. Acesso em: 29 fev. 2024.

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

11 − sete =