Análise de água – saiba a importância para a produção de bebidas.

Já imaginou  sua cervejaria ter os  produtos “barrados” para comercialização, pois foi identificado contaminação na água que você utiliza na produção de suas bebidas?

Ou ainda pior, esse produto ser comercializado com essas contaminações e trazer como resultado o adoecimento de seus clientes? Isso iria acabar com a credibilidade da sua empresa e sem contar com o prejuízo financeiro que iria causar em seu caixa

 

 

Outros exemplos de alterações que podem ser identificadas no produto final por consequência da ausência da análise adequada de água é a alteração do sabor da bebida, aroma e até mesmo aspectos de textura. Por isso, aquele antigo ditado se encaixa tão bem nessa temática, “é melhor prevenir do que remediar” com a análise prévia da água é possível evitar futuras complicações.

COLETA DA AMOSTRA

A coleta da água deve ser efetuada com recipientes estéreis, com vedação impossibilitando vazamentos, o material do recipiente deve ser previamente aprovado para poder ter contato com a água. A amostra coletada deve ser refrigerada e entregue à empresa responsável pela análise em até 24 horas, para um melhor resultado da amostra.

ANÁLISE DE ÁGUA

Com o investimento em análise de água é testado a presença de microrganismos patogênicos e propriedades físico-químicas que possam tornar essa água não própria para o prolação. Desta forma, evitando possíveis complicações no futuro em decorrência de contaminação. 

ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS

Passar por diferentes teste para determinar, amônia, CO2 livre, sódio, magnésio, ferro, alumínio, bicarbonato, cloreto, cálcio, nitratos, nitritos, sílica, sabor, odor, alcalinidade, sólidos totais, dissolvidos, pH, turbidez e cor.

ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS

Nesse momento da análise por meio do método profundidade será realizando a contagem de bactérias heterotróficas presentes na amostra. Visando principalmente a presença de microrganismos patogênicos como bactérias e bacilos.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

O processo de produção de bebidas é bem complexo  e passa por diversas etapas, tais etapas são codependentes, ou seja, uma etapa depende da boa execução da etapa anterior, pois qualquer inadequação em um dos processo vai acarretar num resultado não comercial. Uma vez que, a qualidade dos ingredientes afetam diretamente o produto final obtido. Como a água representa 90% da composição de bebidas como a cerveja, fica ainda mais nítido a importância da água preenchendo os requisitos de potabilidade para que assim possa ser empregada na fabricação.

Para exemplificar melhor o processo de produção, a cerveja passa por oito etapas. Primeiramente pela malteação, em seguida mosturação, filtração, fervura, resfriamento, fermentação, maturação e por fim pasteurização/ envase. E a ação da água está firmemente envolvida em todos esses processos.

 MERCADO DE CERVEJARIA

Com o passar do tempo o mercado de cervejaria tem crescido muito e a tendência é que continue crescendo cada vez mais. Nesse sentido, só no ano passado, 2020, de acordo com o Anuário da Cerveja 2020 houve um aumento de 14,4% no número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), totalizando 1383 novos registros. Esse crescimento teve início principalmente no ano de 2019 no qual o número de cervejarias registradas no MAPA teve um aumento de 30% com 1.171, em comparação com 2018 que foram 889 registros.

Em decorrência desse aumento, o próprio governo visualizou uma oportunidade nesse setor para estar movimentando a economia do país, uma vez que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome cerveja no mundo, perdendo apenas para China e Estados Unidos. Nesse viés, mesmo sendo um grande consumidor, o país importa a maior parte de matéria prima utilizada na fabricação. Com isso o governo começou uma iniciativa para estimular esse mercado.

O MAPA junto ao Ministério da Agricultura Familiar começou um projeto e o Instituto Interamericano de Cooperação e Agricultura (IICA) está trabalhando com a finalidade de promover o cultivo no país da matéria prima. Com todo esse incentivo ao mercado de cervejaria no Brasil e perspectiva de crescimento exponencial fica ainda mais nítido a importância dos fabricantes ficarem atentos com cada processo da fabricação de seu produto, principalmente com a análise de água.

Além de ser uma exigência da Anvisa a regulamentação da água utilizada no processo de fabricação de água, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) também está de olho em todos esses processos. 

NOTÍCIAS

É importante relembrar do caso que aconteceu na capital mineira, Belo Horizonte, em que vários clientes de uma cervejaria famosa ficaram doentes depois de consumir um determinado lote dessa cerveja, totalizando 16 pessoas hospitalizadas e 10 óbitos registrados. Os sobreviventes sofrem com as sequelas da intoxicação até hoje.

Após análises e inspeções feitas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento foi confirmado que a água utilizada na fabricação da cerveja estava contaminada por substâncias dietilenoglicol  e monoetilenoglicol, substâncias essas que não são permitidas na produção de alimentos.

POR QUE INVESTIR NA ANÁLISE DE ÁGUA?

Além de ser uma exigência legal, podendo acarretar em multa, fechamento do estabelecimento e apreensão de mercadoria e ferramentas, o controle e fiscalização da qualidade da água que é usada na fabricação de bebidas é de extrema importância pois garante maior qualidade ao produto final, pois como já dito esse processo interfere até mesmo no sabor e aroma da bebida. Além disso está diretamente relacionado com a saúde dos clientes que consomem a mercadoria e também dos funcionários da empresa.

As empresas estão buscando cada vez mais o melhor para o seu funcionamento, para que possam ser reconhecidas no mercado. A análise de água também é uma forma de agregar ainda mais valor, credibilidade e confiança à empresa. Desta forma transparecendo seriedade e preocupação com o bem-estar dos clientes e comprometimento com o produto final que é entregue aos consumidores.

FICOU INTERESSADO NESTE SERVIÇO?

É só chamar a Ecofarma Jr.! Somos uma empresa especializada em análise de água para a produção de cervejas. Contamos com um time especializado em desenvolver esse projeto, oferecendo para nossos clientes um serviço personalizado e individual com a cara dos nossos clientes. Além disso, prestamos consultoria com a finalidade de auxiliar você no crescimento da sua empresa. Entre em contato com a gente para saber mais, estamos animados para estar impulsionando ainda mais o crescimento da sua empresa. 

Saiba mais sobe a Ecofarma Jr. 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

10 + três =