A facilidade e os benefícios que o QR Code trás para os novos rótulos.

O que é um QR Code?

O QR code é uma abreviação para a palavra “Quick Response Code”, ou seja, “código de resposta rápida” traduzido, é um código bidimensional ou 2D que se assemelha a um código de barras. Contudo, o QR code tem muito mais funcionalidades do que o comum código de barras, pois consegue armazenar mais dados, links, coordenadas geográficas e textos através da sua capacidade de comunicar até 7 mil caracteres! 

Ele surgiu em 1994 e foi criado por Masahiro Hara, um funcionário da companhia japonesa Denso Wave. Masahiro  o criou com o objetivo de alcançar uma maior facilidade na hora de escanear os equipamentos para lidar com o controle do estoque. 

Em 2000, essa inovação foi aprovada como padrão internacional pela ISSO/IEC 18004. Em 2003, essa tecnologia foi disponibilizada ao celulares e, no Brasil, o QR Code foi usado pela primeira vez em 2007 pela loja Fast Shop em um anúncio publicitário e, em 2008, a empresa Claro o utilizou em uma campanha.

 Desde então foi se popularizando cada vez mais, isso porque só basta ter uma câmera em seu celular, apontar para QR Code e assim se consegue acessar links, aplicativos e fazer pagamentos em apenas alguns segundos e sem a necessidade de se digitar nada, facilitando assim a vida de muitas pessoas e muitas empresas também.  Esse código pode ser usado em vários tamanhos e lugares como rótulos de alimentos,em dispositivos eletrônicos e físicos quando impresso, isso o torna muito versátil e de fácil uso.

De um modo geral, os QR Code´s, atualmente, tornaram-se mais que essenciais para as empresas, pois através deles podem-se fornecer um número alto informações, sendo que muitas não caberiam na embalagem do produto, e podem também fornecer conteúdos para os usuários como links para vídeos, músicas, textos, para compras e pagamentos, divulgações e consultas. As possibilidades são imensas!

Agora que já sabemos o que é e quais são algumas das vantagens da utilização dos QR code´s, podemos chegar a conclusão de que ele pode ser inserido em várias áreas do cotidiano, principalmente se tratando de alimentos, afinal, sempre é necessário saber qual a procedência do que ingerimos e o que estamos ingerindo, geralmente conseguimos todas as informações necessárias nos rótulos.

Como sabemos, os rótulos nos alimentos nos dizem ou deveriam dizer tudo o que precisamos saber sobre eles. Os detalhes nutricionais são de suma importância para gerar uma maior transparência ao consumidor. 

A Anvisa recentemente adicionou novas mudanças para a rotulagem de alimentos, que estão presentes na legislação denominada RDC n° 429, de 8 de outubro de 2020. Essa legislação estabelece novos requisitos aos alimentos embalados, entrando em vigência em outubro de 2022., 

Dentre as mudanças que estão descritas na RDC nº 429, estão modificações do design da embalagem e na tabela nutricional dos alimentos, fazendo  com que os consumidores olhem com mais atenção para o que  que estão consumindo e ocorra a padronização das informações, facilitação da leitura e o aumento da segurança do produto, visto que agora o teor de alguns componentes como açúcares, sódio e gorduras saturadas estarão mais destacados na rotulagem nutricional frontal, com um símbolo de lupa indicando o alto teor destes.

 Outras modificações que também deverão ser obrigatórias são o emprego de espaçamento entre as linhas e a presença de informações nutricionais como a quantidade de açúcares totais e adicionais, o número de porções na embalagem e o valor energético e nutricional deverá ser exposto por 100g ou 100ml. 

Embora pareçam informações sutis, elas têm grande importância para o consumidor no momento de entendimento sobre a composição do produto e também para as pessoas que possuem alguma restrição alimentar, por questões de saúde ou dietas calóricas.

O prazo para essa adequação é de 12 meses após a entrada em vigor, os micro empreendimentos e agricultores familiares terão um prazo de 24 meses após a entrada em vigor e bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis terão 36 meses. Esses prazos são importantes para que as empresas se regularizem e se planejem de acordo com cada produto.

Agora que já entendemos sobre a importância dos rótulos estarem de acordo com as normas da Anvisa, vamos entender como o uso do QR Code pode ajudar a complementar esse processo de rotulagem.

Como já foi visto anteriormente, os QR Code´s são utilizados para  os mais diversos fins e, atualmente, sua utilização vem crescendo a cada dia mais, pelas suas facilidades e possibilidades de uso. As pessoas buscam cada vez mais estarem conectadas com o que consomem, principalmente, quando se trata de alimentos e cosméticos. Pensando nisso, o uso do QR Code nas embalagens tem o objetivo de fornecer informações adicionais sobre o produto para os consumidores, esse passo faz que o consumidor se sinta mais próximo da marca e que sua experiência seja diferenciada.

Sendo assim, o QR Code nas embalagens não só traz benefícios para o cliente como também para as empresas, pois pode se passar mais informações sobre a marca ou do produto sem a necessidade de colocar muitas informações  na embalagem.  Além disso, o QR Code pode funcionar como uma estratégia de marketing, pois com a inovação o público ficará  cada vez mais interessado por novos conhecimentos sobre o produto e sua origem.

Outro ponto de benefício para  ambos os lados, é a maior interação com os clientes, o que pode trazer a fidelização destes, por exemplo, com o oferecimento de brindes, ofertas e descontos a quem acessar o QR Code. Para motivá-los uma frase de efeito pode estar próximo a ele, como: “Escaneie o código para ter acesso a uma surpresa”, isso gera um engajamento fenomenal e trás o cliente para mais próximo da marca. 

Todos os dias ocorrem inovações no mundo e inovar junto a ele é muito importante! Quando o cliente sabe que está comprando um produto que além de estar com a rotulagem correta e também está acompanhando as inovações do mundo, ele se sente mais seguro. Pensando nisso, nós da Ecofarma Jr. oferecemos o projeto de Consultoria sobre Obtenção de Selos e Certificações, onde te entregamos informações sobre como obter esses selos ou certificações. Além disso, oferecemos também Consultoria para Rotulagem Cosmética e Rotulagem Nutricional, em que te entregamos todas as informações de acordo com a nova legislação vigente para que você esteja regulamentado, possa captar ainda mais clientes e se tornar referência no mercado. Entre em contato com a Ecofarma Jr. para saber mais!!

 

 

 

Referências:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Anvisa aprova norma sobre rotulagem nutricional. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias anvisa/2020/aprovada-norma-sobre-rotulagem-nutricional>. Acesso em: 30 de mar. de 2022

APACK. O que é QRCODE e o quanto ele pode ser útil pra sua empresa?.Disponível em: <https://www.apack.com.br/qr-code-para-rotulos-e-etiquetas/>. Acesso em: 30 de mar. de 2022

Ferreira, Bento. BEER ART- PORTAL DA CERVEJA. QR Code nos rótulos de cerveja. 5 de janeiro 2019. Disponível em: <https://revistabeerart.com/blog-design/qr-code>. Acesso em: 30 de mar. de 2022

Por que usar embalagem com QR code?. Disponível em: <https://www.scuadra.com.br/blog/por-que-usar-embalagem-com-qrcode/>. Acesso em: 30 de mar. de 2022 (faltou o autor)

SIGnals. ROTULAGEM DE ALIMENTOS: ENTENDA A NOVA NORMA DA ANVISA. Disponível em: < https://www.sig.biz/signals/pt/artigos/rotulagem-de-alimentos>. Acesso em: 30 de mar. de 2022

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