Sustentabilidade Empresarial: a sua empresa pratica?

Primeiramente, o que é a sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade se equilibra em 3 pilares: o econômico, o ambiental e o social. Nesse sentido, é proposta a ideia de que a empresa deve se preocupar não somente com os lucros, mas também com o planeta e com as pessoas. Sendo assim, a partir desses conceitos, foi definido o conceito de sustentabilidade empresarial, que é um grupo de ações adotadas por companhias, a fim de operar de maneira mais consciente. 

São os negócios que levam em sua essência metas sustentáveis e responsáveis socioambientalmente, de modo a se aliar com melhorias da sociedade de acordo com o cenário corporativo nas quais estão inseridas. De maneira resumida, a sustentabilidade empresarial é o somatório das práticas de uma empresa que visa o desenvolvimento sustentável de uma sociedade. 

Em muitos casos, a Sustentabilidade Empresarial é negligenciada, mas essa pauta é importante uma vez  que o aumento do consumo de bens e de produtos por meio da sociedade ocasionou uma exploração e uma degradação dos recursos naturais, colocando em risco as reservas ambientais. Em 2010 foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei (Lei nº 12.305/10) que organiza a forma como o país lida com o lixo, exigindo do setores públicos e privados uma transparência no gerenciamento de seus resíduos, tendo como principais objetivos:

  • Proteção da saúde pública e da qualidade ambiental;
  • Adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais;
  • Redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos;
  • Estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços;
  • Estímulo à rotulagem ambiental e ao consumo sustentável.

Através da PNRS, foi também utilizada a estratégia de uma logística reversa, na qual foi proposta que a sociedade, o governo e as empresas se importassem com o destino dos produtos descartados pelos consumidores, mas principalmente por parte das empresas com produtos comercializados em embalagens de plástico, vidro ou metal, que deveriam oferecer opções de reaproveitamento destes em sua cadeia produtiva, ou até mesmo um destino correto para o descarte. 

Através dessa análise, é necessário que as empresas adotem uma postura responsável relacionada com a exploração dos recursos naturais, buscando um processo de fabricação sustentável, com uma política de resíduos eficiente.

 

Mas você, empreendedor, deve estar se perguntando: Por que ser uma empresa sustentável? 

 

E a resposta é: as organizações que apostam em sustentabilidade podem ter um grande ganho no que tange à reputação, isso pois a preocupação socioambiental é bem vista em diversos públicos, como os fornecedores, os clientes ou até mesmo os consumidores finais que, atualmente, estão mais exigentes na escolha dos produtos que irão utilizar, buscando não só organizações que apresentam qualidade em seus processos, mas também uma preocupação com o ambiente. Além disso, é um diferencial para a empresa o investimento em projetos com o objetivo de mitigar os impactos ambientais, uma vez que colabora para a formação de uma imagem positiva, melhorando a reputação da marca, pois a medida que mais pessoas se preocupam com produtos sintéticos, resulta em uma maior procura por empresas que praticam a transparência.

Nesse viés, o ramo dos cosméticos vem ganhando visibilidade por ser uma boa opção quando se trata de implementar ideias sustentáveis, pois esses podem dispor do uso de ingredientes naturais, sem químicos sintéticos ou produtos tóxicos que são notórios quando se trata de ajudar o ambiente. Esses produtos apesar de, em sua maioria, apresentarem efeitos a longo prazo são vistos como mecanismo eficientes para fugir dos petroquímicos, que apesar dos resultados a curto prazo podem ser tóxicos para os seres humanos. 

Dentro desse aspecto, os fabricantes de cosméticos que mudam para o ramo de uma produção sustentável apresentam um futuro promissor, pois a procura por cosméticos sustentáveis vêm apresentando crescimento, haja vista o aumento do consumo consciente e a busca por fórmulas que valorizam a matéria prima natural.

Atualmente, com poucos minutos de pesquisa em sites é possível ao consumidor identificar diversas empresas que seguem medidas de sustentabilidade ou trabalham com produtos que reduzem os danos à natureza, dessa forma passam a optar por comprar com estas marcas. Já imaginou sendo você uma destas marcas encontradas em sites com referências sustentáveis? 

A ideia de cosméticos “Eco Friendly” vem sendo alvo de grandes benefícios, não só para o planeta mas também para aumentar os lucros, haja vista que ser “Cruelty Free” (não realizar testes em animais) e “Paraben Free” (não contém Parabeno na formulação) é visto de maneira prestigiada.  

Ser considerada uma empresa verde, sustentável, que aplica em sua conjuntura investimentos ambientais desde a fabricação, passando pela produção e indo até sua relação com os clientes e funcionários, é um ponto positivo analisado por muitos consumidores. 

Além de todos esses benefícios, a prática da sustentabilidade empresarial é vantajosa pois ajuda a empresa na questão competitiva no mercado, aumentando a responsabilidade corporativa, estimulando  um bem-estar dos funcionários (pois muitas pessoas têm satisfação em trabalhar para empresas sustentáveis) e, por consequência, será obtido um melhor desempenho dos colaboradores, uma redução do impacto ambiental, o que proporciona uma adequação às leis e, por sua vez, diminui os riscos de multas para a companhia.

 

Agora que você viu a importância de ser uma empresa sustentável, o que deve ser feito para sua empresa alcançar esse objetivo?

 

É importante ressaltar que a sustentabilidade empresarial não se baseia somente em greenwashing, ou seja, em promover anúncios ecologicamente sustentáveis sem esse fato ser praticado. Desse modo, para que esta seja efetiva, é preciso que a empresa adote atitudes éticas e práticas que estimulem o seu crescimento econômico, de modo a reduzir os danos de suas externalidades negativas. 

 

Alguns pontos para se tornar uma empresa sustentável são: a escolha de fornecedores certos, uma vez que é importante levar em conta toda a cadeia produtiva desde a compra de insumos, a criação de um gerenciamento de resíduos eficiente, ser transparente (mostrando o resultado de seus processos e como são realizados), a utilização de uma rotulagem sustentável e ter uma atuação baseada em princípios universais. pois é  desta forma que as organizações alinham seus processos de modo a promover responsabilidade no trabalho com relação aos direitos humanos e ao meio ambiental.

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REFERÊNCIAS:

ECLYCLE, Equipe. O que é sustentabilidade empresarial. Disponível em https://www.ecycle.com.br/sus Acesso em 21/03/2022.

ECLYCLE, Equipe. O que é Política Nacional de Resíduos Sólidos? (PNRS).    Disponível em https://www.ecycle.com.br/politica-nacional-de-residuos-solidos-pnrs/#:~:text=A%20Pol%C3 %ADtica%20Nacional%20de%20Res%C3%ADduos
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GUIMARÃES, Daniel. Cosmético Sustentável: a beleza em compromisso com a sustentabilidade. Meio Sustentável, 2007. Disponível em https://meiosustentavel.com.br/cosmetico-sustentavel/#:~:text=Por%20que%20comprar%20 cosm%C3%A9ticos%20naturais,e%20sa%C3%BAde%20a%20longo%20prazo. Acesso em 21/03/2022.

NOGUEIRA, Carolina. Você realmente sabe o que significa ser eco-friendly?. Meio Sustentável, 2021.Disponível em https://meiosustentavel.com.br/eco-friendly/. Acesso em 21/03/2022.

SANTOS, Élcio Henrique dos; SILVA, Mirela Auxiliadora da. Sustentabilidade Empresarial: Um novo modelo de negócio. Revista de Ciência Contemporânea Uniesp, 2017. Disponível em http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20180301124814.pdf. Acesso em 21/03/2022.

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