Decifrando rótulos cosméticos

O mercado brasileiro de cosméticos vive um momento de grande expansão. Com isso, é de extrema importância que você  entenda e saiba qual  produto melhor te representa em razão das suas necessidades, seus valores, suas crenças e suas expectativas. 

Dito isso, agora eu te pergunto: você sabe reconhecer a importância dos rótulos cosméticos?  Sabe decifrá-los? 

Se a resposta for não, fique tranquilo, vamos hoje embarcar no mundo dos cosméticos para te ajudar a entender tudo que é preciso saber e observar para na hora da compra, realizá-la de maneira certeira. 

Dessa forma, responderemos no decorrer da matéria, dúvidas que poderiam surgir no seu dia a dia, visando o melhor para suas necessidades. Então, vamos conhecer um pouco mais desse assunto? 

O que são cosméticos? 

De acordo com a definição conferida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Cosméticos, Produtos de Higiene e Perfumes são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, como a pele, sistema capilar , unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e mucosas da vidade oral. Eles possuem o objetivo exclusivo ou principal de limpar, perfumar, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, proteger e manter em bom estado as partes do corpo humano.

 

Qual a importância da rotulagem cosmética?

A rotulagem cosmética tem como objetivo estabelecer as informações que são indispensáveis relacionadas tanto à utilização, quanto à indicação desses produtos, sendo também o meio pelo qual ocorre a comunicação entre os produtos e os consumidores. Por isso, elas reduzem a probabilidade de ocorrência de problemas relacionados a reações  alérgicas, processos inflamatórios e  intoxicações. 

Além disso, os rótulos fornecem uma maior credibilidade ao produto, pois é sabido a partir dele que a empresa segue as regulamentações da Anvisa, órgão regulamentador, gerando segurança na compra e confiabilidade na marca e/ou na empresa. 

Ademais, é necessário também citar que a rotulagem aumenta a fidelização dos consumidores e a expansão da marca e/ou empresa.  

 

O que os rótulos precisam apresentar?

Segundo a RDC 07/2015 e a RDC 432/2020 da Anvisa, as informações obrigatórias  que os rótulos cosméticos devem conter são: 

  • Nome do produto e, se necessário, seu grupo pertencente (classificação e função);
  • Marca; 
  • Número de registro do produto (número do processo que autoriza fabricação perante a ANVISA);
  • Número de lote ou partida (dia e horário da fabricação);
  • Prazo de validade;
  • Conteúdo (g/ml do produto);
  • País de origem;
  • Nome do Fabricante ou Importador ou Titular;
  • Localização do Fabricante ou Importador (endereço,  CNPJ e AFE);
  • Modo uso;
  • Restrições de uso;
  • Rotulagem Específica, caso o cosmético em questão seja grau 2 (aqueles que suas características fornecem um maior risco);
  • Ingredientes ou Composição (em ordem decrescente de concentração e de acordo com a nomenclatura INCI Name e a Denominação Comum Brasileira, isto é, a composição química brasileira).

Se atente a esses pontos na hora de escolher o seu produto, é de suma importância! 

Quais os principais selos e certificados encontrados nos cosméticos? 

Partindo das mudanças no perfil dos consumidores nos últimos tempos e o observando a tendência por produtos mais naturais, sejam por motivos de saúde ou por questões ambientais, foram criados selos e certificados por parte de algumas organizações com o objetivo de assegurar ao consumidor, na hora da compra, que o produto, de fato, apresenta características interligadas com a sustentabilidade. 

Assim sendo, trouxemos para você, querido leitor, alguns dos diversos selos e certificados possíveis de serem encontrados nas prateleiras destinadas aos cosméticos. 

Cada selo apresenta uma especificidade diferente. Por isso,  iremos classificá-los abaixo para uma melhor compreensão: 

  1. Validade após-aberto: além do prazo de validade do produto fechado, ele também tem um prazo após sua abertura. Atente-se a esse detalhe, é importante!
  2. Reciclável: selo responsável por demonstrar que a empresa em questão se preocupa com a reciclagem e o destino das embalagens produzidas;
  3. Cruelty free: significa dizer que o produto não é testado em animais; 
  4. Orgânico: significa que o cosmético possui, no mínimo, 95% de suas matérias primas orgânicas; 
  5. Vegano: indica que na composição do produto não há ingredientes de origem animal; 
  6. Selo SVB: selo da Sociedade Vegetariana Brasileira, garante que o cosmético é vegano e cruelty free;
  7. Fairtrade: indica que o cosmético tem toda a sua produção baseada nos princípios sociais, ambientais e econômicos, tornando um comércio justo e respeitoso.

Saiba mais no blog: Selos de certificação cosmética

Aplicativos que poderão te auxiliar a decifrar os rótulos: 

Devido ao avanço da tecnologia, no contexto atual, é possível utilizar aplicativos que apresentam como função auxiliar na leitura de rótulos, mais especificamente, na compreensão dos componentes dos produtos de forma rápida e clara. Nesse sentido, iremos pontuar, logo abaixo, alguns desses programas de ferramentas. 

      1) Ingred: aplicativo responsável por entregar informações sobre os componentes que estão nos rótulos dos cosméticos, com base em sites que são referência no assunto, como:

  •  Red Ecoestética;
  • Odile Fernandez;
  • Estrela da neve;
  • Ecolisma;
  • Natural sensia, entre outros.

Com ele, você tira uma foto do rótulo e ele irá fazer a pesquisa em um banco de dados, e fornecendo uma avaliação que pode ser:

  • verde, que significa dizer que os ingredientes são bons;
  • laranja, que significa dizer que os ingredientes possuem alguma probabilidade maior de gerar alergia;
  • vermelho, que significa que é alta a probabilidade do ingrediente ser tóxico e/ou nocivo.  

      2) Desrolutando: aplicativo que mostra avaliações e tabelas dos produtos em geral, facilitando o entendimento dos rótulos, inclusive dos cosméticos.

      3) Dirty-Shop Clean: aplicativo que apresenta os ingredientes potencialmente tóxicos dos cosméticos.  

Como a Ecofarma Jr. pode te ajudar?

Caro leitor, esperamos que após a leitura dessa matéria, você esteja confiante para se aventurar nas diversas possibilidades que o universo dos cosméticos nos possibilitam! Mas, caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto ou se você é produtor de cosméticos e não sabe por onde começar para realizar a rotulagem de acordo com a legislação vigente, entre em contato conosco, por meio de nossas redes sociais. Nós, da Ecofarma Jr., podemos te ajudar! Estamos disponíveis para melhor te atender. 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

dois × 5 =