O mercado brasileiro de cosméticos vive um momento de grande expansão. Com isso, é de extrema importância que você entenda e saiba qual produto melhor te representa em razão das suas necessidades, seus valores, suas crenças e suas expectativas.
Dito isso, agora eu te pergunto: você sabe reconhecer a importância dos rótulos cosméticos? Sabe decifrá-los?
Se a resposta for não, fique tranquilo, vamos hoje embarcar no mundo dos cosméticos para te ajudar a entender tudo que é preciso saber e observar para na hora da compra, realizá-la de maneira certeira.
Dessa forma, responderemos no decorrer da matéria, dúvidas que poderiam surgir no seu dia a dia, visando o melhor para suas necessidades. Então, vamos conhecer um pouco mais desse assunto?
O que são cosméticos?
De acordo com a definição conferida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Cosméticos, Produtos de Higiene e Perfumes são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, como a pele, sistema capilar , unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e mucosas da vidade oral. Eles possuem o objetivo exclusivo ou principal de limpar, perfumar, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, proteger e manter em bom estado as partes do corpo humano.
Qual a importância da rotulagem cosmética?
A rotulagem cosmética tem como objetivo estabelecer as informações que são indispensáveis relacionadas tanto à utilização, quanto à indicação desses produtos, sendo também o meio pelo qual ocorre a comunicação entre os produtos e os consumidores. Por isso, elas reduzem a probabilidade de ocorrência de problemas relacionados a reações alérgicas, processos inflamatórios e intoxicações.
Além disso, os rótulos fornecem uma maior credibilidade ao produto, pois é sabido a partir dele que a empresa segue as regulamentações da Anvisa, órgão regulamentador, gerando segurança na compra e confiabilidade na marca e/ou na empresa.
Ademais, é necessário também citar que a rotulagem aumenta a fidelização dos consumidores e a expansão da marca e/ou empresa.
O que os rótulos precisam apresentar?
Segundo a RDC 07/2015 e a RDC 432/2020 da Anvisa, as informações obrigatórias que os rótulos cosméticos devem conter são:
- Nome do produto e, se necessário, seu grupo pertencente (classificação e função);
- Marca;
- Número de registro do produto (número do processo que autoriza fabricação perante a ANVISA);
- Número de lote ou partida (dia e horário da fabricação);
- Prazo de validade;
- Conteúdo (g/ml do produto);
- País de origem;
- Nome do Fabricante ou Importador ou Titular;
- Localização do Fabricante ou Importador (endereço, CNPJ e AFE);
- Modo uso;
- Restrições de uso;
- Rotulagem Específica, caso o cosmético em questão seja grau 2 (aqueles que suas características fornecem um maior risco);
- Ingredientes ou Composição (em ordem decrescente de concentração e de acordo com a nomenclatura INCI Name e a Denominação Comum Brasileira, isto é, a composição química brasileira).
Se atente a esses pontos na hora de escolher o seu produto, é de suma importância!
Quais os principais selos e certificados encontrados nos cosméticos?
Partindo das mudanças no perfil dos consumidores nos últimos tempos e o observando a tendência por produtos mais naturais, sejam por motivos de saúde ou por questões ambientais, foram criados selos e certificados por parte de algumas organizações com o objetivo de assegurar ao consumidor, na hora da compra, que o produto, de fato, apresenta características interligadas com a sustentabilidade.
Assim sendo, trouxemos para você, querido leitor, alguns dos diversos selos e certificados possíveis de serem encontrados nas prateleiras destinadas aos cosméticos.
Cada selo apresenta uma especificidade diferente. Por isso, iremos classificá-los abaixo para uma melhor compreensão:
- Validade após-aberto: além do prazo de validade do produto fechado, ele também tem um prazo após sua abertura. Atente-se a esse detalhe, é importante!
- Reciclável: selo responsável por demonstrar que a empresa em questão se preocupa com a reciclagem e o destino das embalagens produzidas;
- Cruelty free: significa dizer que o produto não é testado em animais;
- Orgânico: significa que o cosmético possui, no mínimo, 95% de suas matérias primas orgânicas;
- Vegano: indica que na composição do produto não há ingredientes de origem animal;
- Selo SVB: selo da Sociedade Vegetariana Brasileira, garante que o cosmético é vegano e cruelty free;
- Fairtrade: indica que o cosmético tem toda a sua produção baseada nos princípios sociais, ambientais e econômicos, tornando um comércio justo e respeitoso.
Saiba mais no blog: Selos de certificação cosmética
Aplicativos que poderão te auxiliar a decifrar os rótulos:
Devido ao avanço da tecnologia, no contexto atual, é possível utilizar aplicativos que apresentam como função auxiliar na leitura de rótulos, mais especificamente, na compreensão dos componentes dos produtos de forma rápida e clara. Nesse sentido, iremos pontuar, logo abaixo, alguns desses programas de ferramentas.
1) Ingred: aplicativo responsável por entregar informações sobre os componentes que estão nos rótulos dos cosméticos, com base em sites que são referência no assunto, como:
- Red Ecoestética;
- Odile Fernandez;
- Estrela da neve;
- Ecolisma;
- Natural sensia, entre outros.
Com ele, você tira uma foto do rótulo e ele irá fazer a pesquisa em um banco de dados, e fornecendo uma avaliação que pode ser:
- verde, que significa dizer que os ingredientes são bons;
- laranja, que significa dizer que os ingredientes possuem alguma probabilidade maior de gerar alergia;
- vermelho, que significa que é alta a probabilidade do ingrediente ser tóxico e/ou nocivo.
2) Desrolutando: aplicativo que mostra avaliações e tabelas dos produtos em geral, facilitando o entendimento dos rótulos, inclusive dos cosméticos.
3) Dirty-Shop Clean: aplicativo que apresenta os ingredientes potencialmente tóxicos dos cosméticos.
Como a Ecofarma Jr. pode te ajudar?
Caro leitor, esperamos que após a leitura dessa matéria, você esteja confiante para se aventurar nas diversas possibilidades que o universo dos cosméticos nos possibilitam! Mas, caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto ou se você é produtor de cosméticos e não sabe por onde começar para realizar a rotulagem de acordo com a legislação vigente, entre em contato conosco, por meio de nossas redes sociais. Nós, da Ecofarma Jr., podemos te ajudar! Estamos disponíveis para melhor te atender.
Add a Comment