Conservantes naturais para cosméticos: como escolher?

Os conservantes desempenham a função de matar micro-organismos e bactérias. Além disso, eles são responsáveis por prevenir o crescimento de bactérias e fungos, particularmente importante em produtos à base de água.

Os conservantes ajudam a manter a qualidade dos cosméticos intactos, evitam que se deteriorem e estendem sua vida útil. Mas qual a diferença entre conservantes naturais e sintéticos? No artigo de hoje, vamos abordar sobre o que são cosméticos naturais e os tipos de conservantes naturais!

Mas antes de falarmos sobre os conservantes naturais propriamente ditos, precisamos ressaltar o enorme crescimento do mercado de cosméticos no mundo, inclusive no Brasil. Nosso país possui um dos maiores mercados consumidores de todo o planeta e, como se não fosse o suficiente, ainda estamos em constante crescimento. Boa leitura!

O que as pesquisas nos mostram sobre o mercado de cosméticos no Brasil?

Em 2015, o Brasil foi elevado ao posto de terceiro maior consumidor de produtos de beleza do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e do Japão, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Nem mesmo os desastrosos impactos socioeconômicos advindos da pandemia de COVID-19 foram o suficiente para desacelerar esse fenômeno. Como informa a mesma entidade, somente no primeiro quadrimestre de 2021, o setor apresentou uma elevação de 5,7% em suas vendas ao redor do país em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para o segmento de Perfumarias, com alta de 22%.

Sendo assim, considerando esse aumento da demanda por produtos cosméticos, vem crescendo também a preocupação em utilizar produtos que não afetem negativamente o meio ambiente, nem prejudiquem os consumidores, gerando grande movimento no mercado de cosméticos naturais.

Conforme uma pesquisa feita pela consultora americana Grand View Research:

Até 2025, o mercado de cosméticos naturais deve atingir o valor de 48 bilhões de dólares, não por acaso, tendo o Brasil como a nação de maior potencial de expansão em toda a América Latina nesse ramo.

O que são cosméticos naturais?

São produtos de beleza que necessitam obrigatoriamente usar 95% de matérias primas naturais, sem possuir aditivos químicos ou outras substâncias artificiais em sua composição.

Cada vez mais, os consumidores do mercado de cosméticos, beleza e bem-estar têm se tornado extremamente mais seletivos e exigentes em relação aos produtos que consomem. É significativo o aumento da consciência em relação a importância da utilização de insumos naturais que estejam de acordo com as diretrizes do desenvolvimento sustentável.

Esse movimento não é exclusivo de um único setor da economia, mas, sem dúvidas, o ramo de cosméticos é um dos que pode oferecer melhores oportunidades a micro e pequenos empreendedores. Ou, até mesmo, para aqueles apaixonados por cuidado pessoal e bem-estar que têm o sonho de começar o próprio negócio em um mercado com animadoras perspectivas de evolução e lucratividade.

Desse modo, caro leitor, você pode (e deve!) estar se perguntando como um produto de beleza pode ser totalmente natural e ainda comprovadamente seguro para o corpo. Como garantir que o cosmético tenha durabilidade e eficácia sem a necessidade do uso de componentes químicos artificiais como os conservantes?

O que são os conservantes e quais são os seus principais tipos?

Também conhecidos pelo nome de preservantes, os conservantes são compostos empregados na fabricação de produtos para consumo humano e animal em diversas áreas, como a alimentícia, a farmacêutica e, claro, a cosmética.

As principais função desses insumos é de:

  1. Garantir a estabilidade e durabilidade
  2. Impedir a degradação do produto através da inibição da proliferação de microrganismos indesejáveis, sejam eles bactérias, vírus ou fungos.
  3. Impedir a ocorrência de reações químicas. Essas reações químicas podem consistir em oxidação, igualmente prejudiciais para a garantia da qualidade do produto.

Em um passado recente, a maioria das substâncias usadas como conservantes eram de natureza artificial e sintética. Com destaque para os parabenos, que podem causar alergias e doenças na pele. Assim, com a ampliação da procura por cosméticos de origem natural, cresceu também o interesse pelo uso de preservantes de mesma característica.

Quais conservantes naturais podem ser utilizados na formulação desses produtos?

Para responder essa questão, abordaremos a seguir cinco dos principais compostos aprovados pela Ecocert, um órgão de inspeção e fiscalização de produtos naturais e orgânicos. Preparado para conhecer um pouco mais sobre eles? Então, vamos lá!

  • Geogard ECT: Constituído por álcool benzil, ácido salicílico, ácido sórbico e glicerina, este conservante natural não possui odor, logo, é muito utilizado em perfumes e produtos com fragrâncias. Além disso, possui ação antimicrobiana.
  • Totarol: Advindo de uma família de Coníferas do Reino Vegetal, este conservante além de ser eficiente contra microrganismos, também possui ação terapêutica.
  • Naticide: Também conhecido por Parfum ou Fragrância, sua preparação se dá por meio de óleos vegetais e é caracterizado por proporcionar estabilidade e proteção ao crescimento de bactérias, possuindo também um perfume de baunilha, devido à isso é muito utilizado na formulação final do cosmético.
  • Geogard 221: Também chamado de Cosgard, sua composição se dá por álcool benzílico e ácido desidroácetico, utilizado em cosméticos com composição aquosa e apresentando estabilidade em temperatura ambiente e elevada.
  • Dermosoft 1388 Eco: Formado por anisato de sódio, levulinato de sódio, água e glicerina, este conservante possui ampla atividade antimicrobiana, garantindo a durabilidade do cosmético em que for usado, além disso, possui efeitos hidratantes.

 

É de suma importância ressaltar que estes cinco conservantes citados acima são os principais utilizados na formulação de produtos de beleza. Eles atuam de forma eficaz na proteção e durabilidade dos mesmos, mas não são as únicas opções disponíveis.

O mais importante na escolha do seu preservante é assegurar a procedência natural. É preciso levar em consideração também o custo-benefício do seu uso no produto o qual você deseja fabricar. Ainda, é fundamental analisar características como compatibilidade entre a substância escolhida e os insumos que compõem o produto.

Quer saber mais sobre cosméticos naturais e seus conservantes naturais?

Nós, da Ecofarma Jr, somos especialistas na área e estamos há 15 anos no mercado, proporcionando inúmeras soluções para cada um de nossos clientes. Com toda a certeza, podemos te ajudar com todas as suas dúvidas em relação à cosmética natural, entre em contato conosco clicando no banner abaixo:

 

conservantes naturais

Comments are closed.