Benefícios do ácido hialurônico para pele

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do brasileiro, no momento, é de 76 anos e 3 meses. A partir disso, a indústria da beleza e dermocosméticos têm apostado muito no uso do ácido hialurônico.

Com esse aumento da expectativa de vida, aumenta-se também a preocupação da população em evitar o envelhecimento cutâneo e o surgimento de rugas e linhas de expressão. Devido a essa atual busca por uma aparência mais jovem, têm-se produzido muitos cosméticos que conseguem tratar e retardar as modificações da pele causadas pelo envelhecimento.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse ativo e os efeitos que ele tem sobre a pele?

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é produzido de forma natural  pelo nosso organismo e traz diversos benefícios para a pele! Um dos principais benefícos consiste na estimulação do colágeno e consequentemente na ação hidratante. Esse ácido por possuir uma alta capacidade de reter água, tem ação de preenchimento entre as células proporcionando para a pele:

  1. maior sustentação;
  2. firmeza;
  3. hidratação;
  4. aspecto saudável.

A distribuição do ácido hialurônico no organismo é diferente de uma pessoa para outra e também possui uma variação com a idade. principalmente porque a produção e concentração desse ativo diminui com o passar dos anos, precisando ser reposto em formato de tratamento.

Leia também: Conheça os selos de certificação para cosméticos

Para que serve o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico estimula colágeno e elastina, ajudando a diminuir a profundidade das linhas de expressão e rugas que já são existentes na pele. Além disso, o acído também previne o aparecimento de novas rugas.

Do mesmo modo que a diminuição do ácido hialurônico no organismo causa ressecamento da pele, a sua reposição ajuda a hidratá-la, trazendo um aspecto mais saudável, elástico e viçoso.

O ácido hialurônico apresenta efeito antioxidante, pois atua como sequestrante de radicais livres. Ele aumentan a proteção da pele contra os raios ultravioletas, o que contribui para o aumento da capacidade de reparação dos tecidos. Dessa forma, o ácido hialurônico é uma excelente opção para  redefinir os contornos do rosto e “preencher” regiões que perderam volume, como bochechas caídas e olheiras.

Outro ponto positivo do ácido hialurônico é que ele não é “rejeitado” pela pele, por ser um componente natural do nosso organismo.

Mas, só existe ácido hialurônico injetável?

Além de ser aplicado de forma injetável, o ácido hialurônico pode ser encontrado em produtos que contém esse ativo como os cremes, hidratantes, séruns, entre outros. É uma boa via de alternativa, principalmente, para quem tem medo de agulhas, já que não se faz necessário o uso delas. Além disso, se você tem interesse em melhorar a ação desse ingrediente e deixar a sua pele ainda mais saudável e bonita, existem outras substâncias que combinam com esse ativo, como a água termal, arroz roxo e o glicirrizinato de potássio.

Devido aos diversos benefícios, os produtos de skincare que possuem essa substância tem ganhado cada vez mais espaço mercado consumidor. Sendo muitas vezes procurado por pessoas que procuram cuidar da saúde da sua pele e prevenir ou tratar o envelhecimento.

Atualmente, o ácido hialurônico na forma de gel injetável é o tratamento mais utilizado na área da estética para correção de rugas, perdas de contorno e reposição de volume facial.

É importante ressaltar que o volume de ácido hialurônico a ser injetado para uma boa correção depende da profundidade dos sulcos das rugas.

Conservantes naturais para cosméticos: como escolher?

Com que idade deve-se começar o uso do ácido hialurônico?

Como falado acima, apesar do ácido hialurônico ser produzido naturalmente pelo nosso corpo, com o tempo começa a diminuir essa produção. Essa diminuição começa mais precisamente a partir dos 25 anos.

É a partir desta idade que é recomendado começar o tratamento com o uso de produtos que possuem essa substância. Com o objetivo de prevenir o surgimento precoce de rugas, flacidez e outros sinais do envelhecimento precoce.

Por que desenvolver um cosmético com este ácido?

Muitas pessoas têm buscado constantemente a prevenção do envelhecimento cutâneo e do surgimento de rugas e linhas de expressão na pele. Além disso, as pessoas têm buscado cada vez mais informações a cerca dos benefícios do ácido hialurônico para o organismo.

Por isso, a procura por esse ativo nos cosméticos vem crescendo constantemente. Como consequência, os produtores de cosméticos, com a intenção de se destacar no mercado, estão desenvolvendo um amplo leque de dermocosméticos como os cremes hidratantes com esse ativo.

Nesse viés, vale destacar que o uso tópico de cosméticos em cremes e hidratantes contendo ácido hialurônico no lugar das injeções de preenchimento, apresenta a vantagem de não ser um tratamento invasivo. Uma vez esse procedimento não necessita de agulhas, por isso é uma boa opção pra quem tem medo delas e deseja fazer uso desse ativo.

Nesse sentido, para se destacar no mercado é preciso sempre estar se atualizado a respeito do mercado e de suas demandas. O ácido hialurônico é portanto uma boa opção para fazer investimento. Ele é uma demanda que tem se feito muito presente no mercado consumidor.

Precisando de ajuda para desenvolver um cosmético?

Se você tem interesse em desenvolver um cosmético com esse ativo e ainda não sabe como, nós da Ecofarma Jr.  somos especialistas nessa área e podemos te ajudar. Entre em contato clicando no banner abaixo!

Agende-um-diagnóstico

Comments are closed.