5 maneiras de conservar o seu produto

Você é do tipo de pessoa que se atenta sempre à validade de um produto? Você sabe a importância de uma boa conservação de um alimento? Você acredita que uma conservação adequada pode trazer benefícios para o seu produto? Se você disse sim a essas perguntas, essa matéria é pra você!

Desde os primórdios da civilização, a conservação ideal de um produto se tornou indispensável para a sobrevivência humana. Em épocas de seca ou inverno, saber conservar o seu alimento faz total diferença e devido a isso, é uma estratégia imprescindível para a evolução humana. 

Os alimentos podem ser passíveis de alterações envolvendo agentes físicos, como a luz e o calor; químicos, como o oxigênio e a água; ou biológicos, como os microrganismos e as enzimas. Em razão disto, se faz necessário a conservação ideal do seu produto para que seja evitado o desperdício e a durabilidade do mesmo seja aumentada. 

A seguir iremos destacar as 5 principais maneiras que você pode utilizar para a conservação do seu produto alimentício, sendo elas o congelamento, o resfriamento, a desidratação, a adição de açúcar e, por fim, os alimentos em conserva.

1. Congelamento   

 

O congelamento é considerado um dos tipos de conservação mais eficazes do mundo, podendo preservar o alimento de 6 meses a 1 ano, se feito de forma adequada. Este processo consiste na conservação do alimento de modo frio, diminuindo a temperatura abaixo do ponto de congelamento, onde a água presente sofre alteração formando cristais de gelo, reduzindo a atividade de água e impedindo que microrganismos e enzimas atuem, fazendo a preservação do alimento por mais tempo e reduzindo a ação do processo de deterioração.

A temperatura ideal para o armazenamento do seu alimento gira em torno dos -18 ºC, porém a escolha da temperatura de congelamento fica na faixa do -10 ºC a -40 ºC, pois tudo depende do aspecto econômico e do tipo de produto. O que deve-se atentar é que quanto mais baixa a temperatura, maior será a vida útil do seu alimento.

Uma desvantagem desse tipo de conservação é que o congelamento somente contém a atividade microbiológica presente no alimento, enquanto a água do alimento estiver sólida, mas não faz a eliminação dessas bactérias.

2. Resfriamento

A preservação pelo frio traz inúmeros benefícios para o valor nutricional, para o sensorial do alimento e para a produção eficaz de alta qualidade. A temperatura ideal para conservação do alimento é de -1 ºC a -8 ºC, garantindo as características in natura (frescas) do produto e suas propriedades nutricionais. 

Somente com a refrigeração não ocorre a inativação das enzimas e dos microrganismos. A função da refrigeração é somente retardá-las, ou seja, ela traz uma desaceleração da proliferação das bactérias. Por isso, se faz necessário o uso de outras técnicas de conservação, como a pasteurização, para que funcione com eficácia a refrigeração.

Algumas desvantagens envolvem o encarecimento da cadeia ao frio, a queima pelo frio em bananas e carnes, a alteração de pigmentos e a possibilidade da perda de vitaminas.

3. Desidratação

A desidratação consiste em aumentar o tempo de vida do produto reduzindo a atividade da água presente, a partir da sua secagem. Através de um mecanismo de vaporização térmica, a água é retirada na forma de vapor e isso traz inibição do crescimento microbiano e redução da atividade enzimática.

Existem duas formas de secagem. A secagem natural, mais conhecida como a secagem feita ao sol, e a secagem artificial ou desidratação, que é realizada através de estufa, com controle da temperatura. Esse tipo de conserva beneficia o custo de transporte, o peso, o volume e o armazenamento dos produtos.

Algumas desvantagens da desidratação é que pode reduzir as propriedades nutricionais e podem ocorrer alterações na cor e no sabor, devido ao calor. Em comparação com as frutas in natura, as desidratadas possuem mais calorias.

4. Adição de açúcar

 

Este processo de conservação é através de adição de solutos, mais precisamente a adição de sacarose, conhecida como açúcar. Essa forma de preservação é geralmente utilizada em frutas para aumentar a durabilidade das mesmas.

A concentração elevada de açúcar faz com que haja uma diminuição do crescimento microbiano, devido a alta concentração do meio (hipertônico) que provoca a perda de água dos microrganismos através da osmose, afetando diretamente na reprodução, implicando na sua destruição e morte.

Algumas desvantagens deste processo se dão através do uso exagerado de açúcar afetando no gosto, não se adequar a todos os alimentos, não ser tão saudável e ter uma durabilidade menor.

5.Alimentos em conserva

A adição de sal é a forma mais barata e mais antiga de se conservar alimentos. As formas de conserva envolvem a adição de sal diretamente no alimento ou na forma de salmoura, e a adição de suco de limão, vinagre ou ácido cítrico, que juntamente com o calor, impede o desenvolvimento de microrganismos. 

O sal faz a desidratação do produto através da diferença de pressão osmótica entre o meio externo e o meio interno, baixando a atividade de água do produto e aumentando a sua estabilidade microbiana, química e bioquímica. 

Uma desvantagem de fazer a conserva com o sal é o efeito negativo no sabor do alimento, devido a grande quantidade de sal, por isso é indicado a lavagem do produto antes de ser consumido.

Além disso, é vital estar de acordo com o que a legislação prega. Por isso, a Anvisa preconiza duas legislações federais relacionadas com as condições de armazenamento ideais para os estabelecimentos industriais, sendo elas a Portaria nº 326/1997, que aprova o Regulamento Técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos, e a Resolução nº 275/2002 que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e a lista de verificação das Boas Práticas de Fabricação em estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos.

Os processos citados de conservação são muito importantes para que o desperdício seja evitado e para que aumente o tempo de vida, mantendo a qualidade dos produtos. Por isso, deve-se analisar qual o melhor procedimento a ser utilizado para que haja um melhor aproveitamento dos seus produtos, focando em ser referência no mercado trazendo sempre o melhor para os consumidores.

Nós da Ecofarma Jr. nos preocupamos com a conservação ideal do seu produto. Por isso, caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto, nós temos o prazer de esclarecê-la para você! Adiante estará disponível para vocês os nossos contatos e sinta-se livre para nos chamar!

Instagram –  https://www.instagram.com/ecofarmajr/

Facebook – https://www.facebook.com/ecofarmajunior/

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

doze − cinco =