Você sabe o que é o Movimento Empresa Júnior (MEJ) e qual a sua importância? Conheça mais sobre o movimento no qual a Ecofarma Jr. faz parte.

O Movimento de Empresas Juniores (MEJ) teve origem na França, em 1967, visando complementar a formação teórica com experiências práticas no ensino superior. No Brasil, foi introduzido em 1988 pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira, seguindo os mesmos princípios europeus. A expansão foi notável: de 1988 a 1995, surgiram 100 empresas, um feito alcançado na França em 19 anos. 

Atualmente, o MEJ é representado pela Brasil Júnior (BJ), reconhecida como uma das nações mais ativas nesse movimento. A criação da BJ, em 2003, permitiu a institucionalização dos objetivos do MEJ no Brasil, promovendo a educação empresarial e a criação de novos negócios.

 

 

O Movimento Empresa Júnior é uma rede de organizações formada por estudantes universitários que realizam consultorias e projetos para empresas e instituições, aplicando os conhecimentos adquiridos em suas áreas de estudo. Sua importância reside em oferecer aos estudantes a oportunidade de vivenciar, na prática, o que é aprendido em sala de aula, desenvolvendo habilidades como liderança, trabalho em equipe, gestão de projetos e empreendedorismo

Além disso, o MEJ contribui para a formação de profissionais mais capacitados e para o desenvolvimento econômico e social das comunidades atendidas pelas empresas juniores. A Ecofarma Jr., como parte desse movimento, desempenha um papel significativo ao oferecer soluções e serviços no campo da farmácia e áreas relacionadas, enquanto proporciona aos seus membros uma experiência prática e oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

O MEJ é composto por instâncias:

Brasil Júnior: é a entidade máxima representativa do Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Brasil. Ela estabelece diretrizes e normas que orientam as atividades das Empresas Juniores (EJs) em todo o país. 

Federações: são órgãos estaduais que representam o MEJ em cada estado brasileiro, totalizando 27 federações, uma para cada estado e o Distrito Federal. Sua função principal é coordenar e apoiar as atividades das EJs no âmbito estadual. Por exemplo, a Ecofarma Jr. está vinculada à FEJEMG

Núcleos: são instâncias regionais que representam as EJs de um determinado estado. Suas propostas e ações devem estar alinhadas com as diretrizes da Brasil Júnior e da federação estadual correspondente. No caso da Ecofarma Jr., ela está inserida no Núcleo da Mata.

 

Portanto, o MEJ e as EJs desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes universitários, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para o seu crescimento profissional e pessoal.

 

Referências

Brasil Júnior . Disponível em: <https://brasiljunior.org.br/conheca-o-mej>. Acesso em: 15 de mai. 2024.

CAMPOS, Elziane Bouzada Dias et al . Empresas juniores como espaços de apoio à formação profissional de estudantes universitários brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab.,  Florianópolis ,  v. 14, n. 4, p. 452-463, dez.  2014 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572014000400011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15  mai. 2024.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

sete − cinco =