Você conhece alguém que tem uma “farmácia” dentro de casa? Ou ainda que tenha aquela maletinha contendo diversos medicamentos?! Infelizmente essa é uma realidade para muitos brasileiros, porém isso pode acarretar uma série de consequências que, muitas vezes, serão graves a esses indivíduos.
A automedicação pode trazer alívio dos sintomas ao paciente no momento, porém pode acarretar uma série de consequências mais graves do que se imagina. É por esse motivo que o uso irracional de medicamentos está tão presente na cultura brasileira.
Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), em 2016, o Brasil é considerado um país recordista mundial em uso irracional de medicamentos, sendo que 72% da população se automedica, sem o auxílio e a prescrição de um farmacêutico ou médico.
Já dizia o médico e físico do século XVI – Paracelso – “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”. Na mesma pesquisa citada acima, muitos brasileiros que se automedicam também possuem o hábito de aumentar a dosagem do medicamento para obtenção de um efeito mais rápido, o que ocasiona um aumento dos efeitos adversos e complicações posteriores. Essa falta de informação faz com que o indivíduo use uma dose errada, em um período do dia inadequado e com uma administração incorreta.
Então, quais os malefícios da automedicação? A automedicação pode acarretar uma série de malefícios sendo eles: Intoxicação, agravamento de diversas doenças, resistência microbiana, interações medicamentosas e pode levar até a morte do indivíduo. O grande problema do uso irracional de medicamentos é a falta de informação. Por isso, sempre procure o farmacêutico mais próximo de você!
Você sabia?
Durante a pandemia a taxa de automedicação aumentou consideravelmente devido às fake news sobre os possíveis efeitos dos medicamentos que combatiam o coronavírus?! Esse fato intensificou os riscos à saúde dos indivíduos.
É válido ressaltar que no ranking de medicamentos mais vendidos no Brasil, durante a pandemia, a Ivermectina ocupa o primeiro lugar sendo vendida e usada de forma inadequada, uma vez que, não possui comprovação científica sobre prevenir a COVID-19.
Mas e você, faz uso racional de medicamentos?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos é feito sob condições seguras, mediante a prescrição e acompanhamento médico e farmacêutico. Além disso, deve ser feito com uma dosagem adequada, tempo de tratamento e via de administração corretos.
Todo o esquema terapêutico prescrito pelo médico ou farmacêutico é analisado sobre todos os outros medicamentos que o paciente faz uso, isso acontece para minimizar os efeitos indesejados e também as interações medicamentosas. Ou seja, o tratamento para cada paciente é individual.
O uso racional de medicamentos engloba uma série de tópicos como ditos acima. Precisamos falar sobre os tipos de medicamentos! Vamos lá?
- Medicamentos alopáticos: são feitos de substâncias que passaram por processos de extração, síntese e purificação. Quase todos os medicamentos presentes na farmácia são alopáticos.
- Medicamentos fitoterápicos: são feitos exclusivamente à base de plantas medicinais.
- Medicamentos homeopáticos: é uma técnica mais natural que a alopatia devido à doutrina da cura pelo semelhante – energização do medicamento – porém continua sendo um medicamento como qualquer outro.
Os tópicos acima mostram claramente que existem tipos de medicamentos diferentes, porém não anula o fato de serem medicamentos. Por isso, para todo e qualquer uso de medicamento deve-se procurar um profissional de saúde adequado, o farmacêutico ou o médico.
Medicamento é coisa séria!
É válido ressaltar que a lei 13.021/14 assegura que a farmácia é um estabelecimento de saúde e promotor do uso racional de medicamentos, deixando de ser apenas um comércio, mas um local de promoção à saúde dos pacientes.
Assim que adquirir o medicamento:
Atenção para alguns cuidados com seus medicamentos
- Os medicamentos devem ser mantidos fora da luz, umidade e calor, ou seja, locais como a cozinha e o banheiro devem ser evitados;
- Não retire os medicamentos das suas caixas e mantenha a bula dentro;
- Sempre leia a bula para esclarecer possíveis dúvidas e sempre peça orientação ao farmacêutico;
Nunca escute sugestões de outras pessoas que não são profissionais de saúde.
Agora precisamos falar sobre alguns cuidados ao administrar o medicamento:
- Evite tomar medicamentos com leite ou outras bebidas. Sempre dê preferência para água, não tem erro! Isso evita possíveis interações entre o medicamento e os alimentos ingeridos.
- Caso o medicamento for administrado por via oral (comprimidos, drágeas), deve-se ingerir com, pelo menos, 200ml de água.
- Evite cortar os medicamentos ao meio, você não terá certeza se naquela metade existe a dose prescrita.
- Sempre que for ao médico, você deve dizer quais medicamentos faz uso, isso diminuirá os riscos de possíveis interações medicamentosas.
- Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças! Segundo dados da ANVISA, cerca de 23% dos casos de intoxicação infantil estão diretamente ligados à ingestão de medicamentos por acidente.
Já falamos sobre os malefícios do uso Irracional de medicamentos, agora vamos falar sobre os BENEFÍCIOS do uso RACIONAL de medicamentos.
Dentre esses benefícios temos a promoção à saúde, melhor qualidade de vida, controle de doenças e ainda menor custo do tratamento.
Já abordamos o tema sobre administração dos medicamentos, como guardar e tomar, agora vamos falar sobre o descarte correto dos medicamentos.
Um dos propósitos da Ecofarma JR. é formar farmacêuticos conscientes e preocupados com questões ambientais e sociais. O descarte correto ajuda o meio ambiente e evita possíveis danos ao ser humano.
- Separe na sua casa os medicamentos vencidos;
- Existem farmácias, drogarias, hospitais que são postos de coletas, ou seja, esses estabelecimentos recebem medicamentos vencidos e que estão fora de uso.
- Existe um site chamado: https://www.descarteconsciente.com.br/ lá você consegue se informar melhor sobre quais farmácias e drogarias fazem parte deste programa.
Curiosidade:
O Uso Racional de Medicamentos é tão sério e importante que foi criado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, essa data serve para alertar a população sobre todos os riscos e perigos da automedicação.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o Uso Racional de Medicamentos, compartilhe com sua família, vizinhos, amigos para ser um canal de informações boas e úteis! Diga SIM ao uso racional de medicamentos!
REFERÊNCIAS
GOV.BR. Uso Racional de Medicamentos. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/u/uso-racional-de-medicamentos-2. Acesso em: 29 mar. 2022.
SAUDE.GOV.BR. Cartilha para promoção do Uso Racional de Medicamentos . Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_promocao_uso_racional_medicamentos.pdf. Acesso em: 30 mar. 2022.
SCIELO. Por que o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade?. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000700023. Acesso em: 30 mar. 2022.
Add a Comment