Embalagem cosmética: como escolher de forma correta

A primeira coisa que vemos quando olhamos um produto é a embalagem, que além de proteger o item, passa as primeiras impressões do produto e influencia diretamente na sua compra. De acordo com o programa Packaging Matters, da líder de embalagens MWV, 79% dos consumidores experimentaram um novo produto pois a embalagem atraiu sua atenção, 53% dos clientes compraram um produto mais de uma vez apenas pela embalagem e 46% dos consumidores passaram a comprar produtos da concorrência por vivências negativas com a embalagem. Para evitarmos problemas com as queridinhas dos consumidores, vamos listar 5 pontos para ter atenção antes de escolher a embalagem do seu produto!

 

       1. Funcionalidade e manuseio

O principal aspecto que deve ser analisado ao escolher a embalagem do seu produto é a funcionalidade. Isso porque estamos na era da experiência, o que significa que todo o processo do uso e manuseio do produto é muito importante. Preocuparmos com a funcionalidade da embalagem é pensarmos diretamente na qualidade do cosmético oferecido ao cliente. Assim, antes de escolher a embalagem ideal do seu cosmético, analise bem se ela cumpre sua função e se há possibilidade dessa função ser comprometida de maneira fácil e rápida, de forma que gere impressões negativas e aversões ao seu produto. 

 

        2 . Transporte 

Outro ponto importante para análise é o transporte do seu cosmético. Mas o que isso tem a ver com a embalagem? Pense bem, o que você faz quando encomenda um produto e ao abrir a caixa super empolgado(a) se depara com uma mercadoria quebrada ou danificada? Qual seu primeiro pensamento? Qual sentimento você vai desenvolver em relação à marca e ao produto? Garanto que nenhuma das respostas é algo bom e que você não quer atrair nada disso para o seu negócio.

 Pensando nisso, existem algumas transportadoras que possuem certas exigências ou restrições em relação a produtos quebráveis, de vidro ou frágeis, assim, é importante estar atento a esses requisitos. Se a embalagem do seu cosmético for de vidro, por exemplo, o produto precisará de plástico bolha, isopor e outras formas para a proteção do cosmético a fim de que ele chegue ao cliente sem danos na embalagem, sem diminuição do valor do produto e da credibilidade da sua marca. Ao pensar no transporte do seu cosmético você garante a manutenção da boa experiência do seu cliente!

 

      3. Compatibilidade entre embalagem e produto 

Para garantirmos a segurança e qualidade do produto, devemos realizar o teste de compatibilidade química entre produto e embalagem. Esse teste previne possíveis complicações químicas que danificam tanto a embalagem quanto o cosmético em si, podendo provocar desde danos aos consumidores a perda total da mercadoria. Esse é um dos testes que a ANVISA exige para que o produto possa circular de forma legalizada, então fique muito atento a isso!

Tais testes são necessários pois o produto é submetido a diversas temperaturas durante sua vida útil, desde o transporte até a chegada ao cliente, sem contar a enorme variação de temperatura das 5 regiões do Brasil que também podem interferir na compatibilidade entre embalagem e produto. Dessa forma, após a realização do teste de compatibilidade química a sua empresa irá passar mais segurança e qualidade do produto ao cliente. Contribuindo assim para o aumento das vendas e consolidação do negócio no mercado, além de estar prevenindo multas com a regularização em dia. 

 

     4. Geração de resíduos  

Você já parou pra pensar no dano ao meio ambiente que a embalagem do seu produto vai causar após ser descartada? Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 20% do lixo doméstico do Brasil é formado por embalagens, sendo 80% delas com apenas um único uso. Essa porcentagem significa 25 mil toneladas de lixo compostos por embalagens. Muita coisa, não? A sua embalagem vai contribuir para esse número e seus impactos negativos na natureza? 

Hoje, em um mundo que conhece a sustentabilidade, os consumidores estão se tornando mais conscientes de responsabilidades socioambientais. Logo, embalagens biodegradáveis e ecológicas são mais bem vistas pelos compradores atuais e tal prática tende a crescer cada vez mais. Com o aumento da consciência verde pelos clientes, podemos comparar o mercado com a seleção natural das espécies, na qual os mais adaptados sobrevivem. Assim, as marcas e produtos que se engajarem nesse movimento terão mais vantagens competitivas na sociedade atual e futura do que mercadorias que não possuem embalagens sustentáveis e ecológicas, que tendem a se enfraquecer por não terem se adaptado às tendências sustentáveis da sociedade.  

Desse modo, algumas embalagens sustentáveis comuns são as de vidro, as quais podem ser reutilizadas como objeto decorativo após o uso do produto e embalagens feitas com papel reciclável que economiza energia e expande o valor da extração da matéria prima. Outra alternativa é o uso do plástico PLA, também chamado de poliácido láctico, feito de fontes de energia renováveis e com o ácido láctico, que degrada na natureza no período de seis meses a dois anos, incrivelmente distinto do plástico normal, que demora de 500 a 1000 anos para se degradar. 

Também temos opções distintas das convencionais, como embalagens feitas de cogumelos, sendo uma embalagem comestível, além de embalagens de bagaço de cana de açúcar e fibras de coco. Dessa forma, você deve avaliar a melhor embalagem para seu cosmético pensando no meio ambiente.

 

    5. Branding  

De acordo com o Sebrae, “Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. A estratégia busca a admiração e desejo pelos valores que a marca cria em torno de si mesma.” Assim, podemos complementar que essa estratégia visa a boa imagem da marca pelo consumidor, criar a conexão entre o cliente e sua marca por meio de valores comuns e da identificação. 

Desse modo, suas embalagens também devem expressar os valores da sua empresa, que ao gerar conexão com o cliente, ele possa preferir consumir dos seus produtos do que de outra marca qualquer que ele não tenha criado uma conexão. Como comentado antes, estamos na era da experiência, o que proporciona grande importância à conexão do cliente com o seu negócio a fim de gerar boas vivências e sentimentos agradáveis. 

 

Quer saber mais sobre embalagem cosmética? Entre em contato com a gente!

 

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