Ao analisarmos o mercado de cosméticos, no âmbito brasileiro, é perceptível um crescimento substancial na comercialização dos produtos de beleza e de cuidados pessoais. Segundo a revista estadunidense de negócios e economia, Forbes, o Brasil é o quarto maior mercado de cosméticos. Nessa perspectiva, é possível destacar que a produção de tais produtos alavancaram as vendas de muitos empresários no mundo. Mas, afinal, o que são os cosméticos, como entender os processos de fabricação desses produtos e a determinação de sua validade?
O QUE SÃO COSMÉTICOS?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os cosméticos são “preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado” (ANVISA, 2005).
COMO DETERMINAR O PRAZO DE VALIDADE DE UM COSMÉTICO?
Você sabe aqueles produtos que conseguimos encontrar nos rótulos a validade e o prazo após a abertura do cosmético? Infelizmente, esses dados funcionam de forma obrigatória somente nos Estados Unidos e nos países europeus. No entanto, no Brasil, a legislação e a Anvisa, até os dias atuais, não definiram isso como um requisito.
Dessa forma, no âmbito brasileiro, podemos destacar a obrigatoriedade somente da presença do prazo de validade na embalagem dos produtos cosméticos. Segundo a Resolução 79/00 e suas atualizações e Lei 8.078/90 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor- o prazo de validade, antes de ser um requisito legal, é, sobretudo, um requisito técnico de qualidade, pois um produto instável do ponto de vista físico-químico, microbiológico ou toxicológico, além da perda de eficácia poderá também causar algum dano e comprometer a confiabilidade frente ao consumidor.
Ademais, é possível destacarmos que esse prazo de validade do produto é definido pela empresa que o fabrica, levando em consideração, principalmente, a formulação e as técnicas utilizadas na fabricação. Nesse viés, o prazo de durabilidade pode ser estimado através de estudos sobre a estabilidade do produto e sua confirmação deve ocorrer por meio do teste de prateleira (Shelf Life).
Abaixo, você pode ler a abordagem feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):
“A validade é contada a partir da data da fabricação. A empresa pode informar na embalagem a data de fabricação e indicar o período de validade (exemplo: “Fabricado em 06/01/2020. Validade: 24 meses.”) ou colocar apenas a data de validade (exemplo: “Validade: 06/01/2022”). Em ambos os casos, a validade indicada deve estar de acordo com a validade informada na regularização do produto na Anvisa. O prazo de validade do produto a partir da data da abertura da embalagem não é obrigatório na rotulagem de cosméticos.”
O QUE SÃO TESTES DE ESTABILIDADE?
As análises de estabilidade de produtos cosméticos são estudos feitos para determinar as informações que indicam o grau de estabilidade relativa de um produto nas diversas condições em que esses produtos são expostos, desde seu período de fabricação até o vencimento de sua validade, por isso estes testes são muito importantes.
O QUE É SHELF LIFE?
Segundo a Anvisa, além dos Estudos de Estabilidade, o prazo de validade dos cosméticos também pode ser determinado por meio do Teste de prateleira (Shelf Life). Nessa perspectiva, o termo Shelf Life determina o prazo de validade de um determinado produto analisado.
FATORES QUE INFLUENCIAM NA ANÁLISE DE ESTABILIDADE
De acordo com o Guia de Estabilidade de Cosméticos da Anvisa, componentes ativos ou não podem afetar a estabilidade do produto. Além disso, a formulação, o processo de fabricação, o material de armazenamento e as condições ambientais e de transporte podem influenciar na estabilidade do produto também. Dessa forma, de acordo com a origem, as alterações podem ser classificadas como extrínsecas e intrínsecas.
- Fatores extrínsecos estão relacionados a fatores externos, como tempo, temperatura, luz e oxigênio, umidade, material de acondicionamento, microrganismos, vibração;
- Fatores intrínsecos estão relacionados a fatores inerentes à formulação, como incompatibilidade física e química (pH, Reações de Óxido-Redução, Reações de Hidrólise, Interação entre Ingredientes da Formulação, Interação entre Ingredientes da Formulação e o Material de Acondicionamento).
MAS, QUAL A IMPORTÂNCIA DE DETERMINAR O PRAZO DE VALIDADE DE UM COSMÉTICO?
É de extrema importância informarmos o prazo de validade de um produto que comercializamos, principalmente por dois motivos: a diminuição da efetividade do cosmético e as reações alérgicas que esses produtos podem ocasionar no consumidor.
Por exemplo, um protetor solar pode perder sua finalidade de proteger contra os raios solares, podendo ocasionar diversos problemas. Para mais, intolerâncias, infecções também podem ocorrer com frequência, simplesmente por informarmos a validade de maneira incorreta. Dessa forma, é de responsabilidade do fabricante assegurar que seus clientes tenham sua saúde preservada.
Por isso, você leitor, fique atento sempre ao prazo de validade de seus cosméticos e se estiver com dúvidas procure seu dermatologista.
É VERDADE QUE SE ARMAZENARMOS INCORRETAMENTE OS COSMÉTICOS, O PRODUTO PODE TER SUA DURABILIDADE REDUZIDA?
Sim! O produto quando chega na casa do consumidor deve ser armazenado em locais específicos, pois há ambientes propícios que colaboram com as alterações nos produtos. Por exemplo, é extremamente importante armazenar os cosméticos longe do sol, além de não armazená-los em locais muito úmidos, locais mofados, além de ser importante tomar cuidado na hora de manusear tais produtos, para não ocorrer contaminações e, consequentemente, afetar a validade.
QUAIS BENEFÍCIOS DE REALIZAR O PROJETO DE ANÁLISE DE ESTABILIDADE E INFORMAR A VALIDADE DOS PRODUTOS DE FORMA CORRETA?
Há muitos benefícios em realizar os testes de estabilidade para cosméticos, pois é através dessas análises que conseguimos detectar falhas que ocorrem durante a fabricação do produto. Além disso, os dados incorretos apresentados no cosmético, principalmente relacionados à durabilidade do produto, podem alterar de forma significativa seu modo de ação, afetando, assim, sua eficácia e a segurança do consumidor.
Ademais, também é necessário destacar os problemas econômicos associados à instabilidade dos produtos, podendo representar muitos prejuízos para o fabricante, como devoluções, perda de estoques e indenizações por insatisfação dos clientes. Dessa maneira, comercializar cosméticos que tenham a validade informada incorretamente podem ocasionar problemas alarmantes para sua empresa.
Nesse sentido, realizar testes de estabilidade, além de assegurar a qualidade do seu produto, também proporcionam uma melhor credibilidade para a empresa, pois o cliente visualiza que o fabricante se preocupa com o bem-estar do consumidor. Por fim, sua empresa fica isenta de multas e de indenizações indesejadas que podem comprometer sua marca.
E aí leitor? Gostaria de conhecer mais sobre esse assunto? Entre em contato conosco, a Ecofarma Jr. realiza testes de estabilidade em cosméticos e pode ajudar você!
REFERÊNCIAS
ANVISA. Cosméticos e saneantes: mudança na validade do registro. Brasília, 4 dez. 2019. Disponível em:https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2019/cosmeticos-e-saneantes-mudanca-na-validade-do-registro#:~:text=O%20prazo%20de%20validade%20do%20produto%20%C3%A9%20definido%20pela%20empresa,adequadas%20de%20armazenamento%20e%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%E2%80%9D . Acesso em: 20 set. 2021.
ANVISA. Guia de estabilidade de produtos cosméticos. v. 1. ed. Brasília, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cosmeticos.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.
MAGALHÃES, Wallace. Estudos de estabilidade e prazo de validade. Brasil, julho/agosto 2013. Disponível em: https://forbes.com.br/principal/2020/07/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-beleza-e-cuidados-pessoais-do-mundo/ . Acesso em: 20 set. 2021.
WEBER, Mariana. Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Brasil, 4 jul. 2020. Disponível em: https://forbes.com.br/principal/2020/07/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-beleza-e-cuidados-pessoais-do-mundo/ . Acesso em: 20 set. 2021.
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