Imagine você, após uma longa semana de trabalho, desfrutando de uma deliciosa cerveja artesanal com seus amigos ou família. Incrível não é? Agora, imagine algo ainda melhor: trabalhar com cerveja artesanal.
De acordo com o Anuário da Cerveja 2020, produzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o número de estabelecimentos registrados vem crescendo a cada ano, atingindo a marca de 1383 cervejarias no ano de 2020.
Nesse post, vou ensinar a você, amante da cerveja artesanal, como abrir a sua própria empresa e ter um negócio lucrativo e de qualidade.
1° Passo: entenda e pesquise sobre o mercado!
Antes de pensar em investir dinheiro na sua microcervejaria, é necessário pesquisar e entender o seu novo mercado de trabalho. As empresas de cerveja artesanal tem o objetivo de garantir uma qualificação gastronômica para os seus consumidores, por isso é muito importante que se pesquise sobre os tipos de cerveja e principalmente sobre as análises que devem ser feitas durante o processo de produção, para a garantia da qualidade das suas bebidas.
Além de pesquisar sobre o mercado consumidor deve-se buscar informações sobre o mercado fornecedor. A sua microcervejaria vai precisar de embalagens, alguns equipamentos e é claro os principais ingredientes: malte, lúpulo, água e leveduras.
Dê preferência a fornecedores com um viés sustentável e orgânico, e analise os custos, distância e tempo de entrega dessas empresas.
2° Passo: escolha do local de produção!
Chegou a hora de escolher onde a cerveja será fabricada! O local de produção deve ser pensado de forma que esteja dentro do seu orçamento, tenha uma boa localização, principalmente se também for o local de venda, e por fim se está regularizado e registrado conforme as legislações atuais de órgãos públicos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O local como um todo deve ter, no mínimo, 150m2 sendo destinados 40m2 para área de produção e o restante para área de vendas e consumo. Você deve possuir essas medidas e proporções em mente para procurar os equipamentos necessários em seu local de produção.
3° Passo: saiba o processo de fabricação!
A fabricação da cerveja artesanal exige algumas fases de produção, e iremos destrinchar as principais etapas brevemente neste tópico:
- Malteação: momento de umedecer, secar e torrar os grãos de malte. É a etapa que confere aroma, asbor e ifluencia na cor da sua bebida;
- Filtragem: separação do mosto do bagaço dos grãos e cascas do malte;
- Mosturação: processo de moer e cozinhar o malte, é nessa etapa em que o amido se transforma em açúcar que se transformará em álcool;
- Fervura: etapa de esterilização da cerveja através da eliminação dos microrganismos presentes. É nesse momento que o lúpulo entra na receita;
- Resfriamento: após a fervura, é necessário que a nossa mistura atinja uma menor temperatura que seja ideal para a fermentação;
- Fermentação: é nesse processo que o açúcar se transforma em álcool e gás carbônico a partir da atuação das leveduras;
- Maturação: de forma opcional, é utilizada para amadurecer a bebida deixando as leveduras agirem por um maior tempo;
- Envase: etapa em que a cerveja é retirada dos tanques de produção e vai direto para suas embalagens finais;
- Pasteurização: mesmo já embalada, a cerveja ainda não pode ser consumida! É nesse último processo que o tempo de validade do seu produto será estendido.
4° Passo: atente-se a garantia da qualidade da sua cerveja!
A qualidade da sua cerveja artesanal é o ponto chave para um excelente feedback dos seus clientes e crescimento do seu negócio. Por isso, importe-se com a garantia da qualidade do seu processo de produção desde o início!
É por meio de aspectos sensoriais como o sabor, aroma e textura que o consumidor pode identificar falhas na garantia da qualidade da produção. Para que isso não aconteça, e as falhas possam ser reconhecidas antes que a bebida chegue até o consumidor, de modo a evitar desperdício e feedbacks negativos, é de suma importância que sejam realizados processos de verificação durante as etapas de produção.
A seguir, será explicado de forma simplificada alguns desses processos a serem feitos:
- Análise microbiológica: durante a produção da cerveja artesanal, existem diversos momentos propícios a proliferação de microrganismos indesejados, como no malte e em ações que exigem contato humano com o produto. A presença desses seres vivos pode comprometer a cerveja, alterando a turbidez, aroma e até o sabor. Com o intuito de identificar, analisar e posteriormente eliminar esses microrganismos, existe a análise microbiológica que avalia alguns parâmetros como cor, pH e álcool evitando assim o desperdício de um lote inteiro de bebidas por contaminação;
- Análise de água: a cerveja é composta de 80 a 90% de água, por isso nada mais justo que garantir que esse ingrediente seja de qualidade. Para medir a potabilidade da água é realizada essa análise que avalia aspectos como presença de bactérias, alcalinidade e quantidade de cloro residual, por exemplo. Com a certeza de que a água a ser incrementada na sua cerveja é de qualidade, se tem mais tranquilidade em entregar o produto final para o seu consumidor;
- Análise de malte: como explicado anteriormente, o grão de malte é um dos principais ingredientes da cerveja, pois confere sabor, aroma e pode também alterar a cor da bebida. Visto isso, a análise de malte é de grande importância a fim de medir a qualidade do grão a ser utilizado, evitando possíveis alterações sensoriais na sua cerveja artesanal. Essa análise é feita com base na avaliação de viscosidade, umidade e classificação de impurezas do grão.
E aí, já se sente preparado para abrir a sua microcervejaria?
Durante esse post, você aprendeu 4 passos essenciais para começar a pensar e organizar a sua cervejaria artesanal!
É possível perceber que para um negócio promissor e de grande sucesso, é necessário muito estudo e preparação, mas tem tudo para dar certo.
Nós, da Ecofarma Jr. estamos dispostos a te ajudar! Uma de nossas soluções oferecidas é a realização de análises específicas para cervejas, como as mencionadas anteriormente. Quer garantir a qualidade, agregar credibilidade e entregar um produto seguro e de confiança para o seu consumidor? Procure mais sobre o nosso portfólio e estaremos à disposição!
REFERÊNCIAS
BRASIL. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Anuário da Cerveja 2020. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/com-crescimento-de-14-4-em-2020-numero-de-cervejarias-registradas-no-brasil-passa-de-1-3-mil/anuariocerveja2.pdf. Acesso em: 21 set. 2020.
CERVEJARIA ANTUÉRPIA. O caminho da cerveja até você. Disponível em: https://cervejariaantuerpia.com.br/caminho-da-cerveja/. Acesso em: 21 set. 2021.
COPAGAZ. Quero montar uma cervejaria artesanal. Quais os primeiros passos? 2019. Disponível em: https://www.copagaz.com.br/blog/quero-montar-uma-cervejaria-artesanal-quais-os-primeiros-passos/. Acesso em: 21 set. 2021.
Add a Comment